Horário de Atendimento
Segunda a Sexta das 07h00 às 19h00
Sábado das 07:00 às 13:00
A coluna vertebral é constituída por vértebras, sendo que em seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal. Entre esses corpos vertebrais encontra-se uma almofada de cartilagem em formato de anel, que apresenta como função evitar e minimizar o atrito entre uma vértebra e outra, funcionando como um amortecedor.
Quando uma dessas "almofadas" sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento. Geralmente, o transtorno se manifesta na parte inferior das costas — nesse caso, o incômodo irradia para pernas e pés. Outro foco de hérnias é o pescoço. Se ele é atingido, toda a região cervical sofre.
A principal causa de hérnia de disco é a predisposição genética, seguida de envelhecimento, sedentarismo e do tabagismo. Outras causas como traumatismo por queda, acidentes automobilísticos, carregar ou levantar muito peso, também pode levar ao comprometimento da integridade do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral, beneficiando o aparecimento dessa afecção.
O diagnóstico é feito clinicamente, por meio do quadro e histórico clínico do paciente. Exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética auxiliam no estabelecimento do grau da lesão e sua exata localização.
Em boa parte dos casos, dá para aliviar o incômodo com mudanças de postura e exercícios físicos. Tudo, claro, com orientação profissional — até porque, durante uma crise, é necessário repouso.
Para a dor, costuma-se prescrever anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos. Sessões de fisioterapia ajudam bastante. Entretanto, se o quadro não for controlado, o cirurgião entra em cena. Em resumo, ele faz uma pequena incisão e retira a hérnia.
Fontes:
https://www.infoescola.com/medicina/hernia-de-disco/
https://saude.abril.com.br/medicina/hernia-de-disco-o-que-e-quais-os-sintomas-e-como-tratar/
Sempre um conteúdo novo para te ajudar a manter-se saudável!
Interessante para VOCÊ
Nos ACOMPANHE
Q. 10, Lote 16/17, Setor Oeste
Gama - DF
(61) 3548-6162
(61) 99287-5586agendamento@centrodeimagensgama.com.br
www.centrodeimagensgama.com.br
23 de Agosto de 2019
06 de Agosto de 2019
Diretor Técnico: Dr. Marcelo Rodrigues Pinto Oliveira
RADIOLOGISTA - CRM DF: 12856 | RQE: 12348
Desenvolvido por
Clicarmais - Criação de Sites e Marketing